top of page
Foto do escritorJornal Correio Diário

Não tenha medo de Mercúrio Retrógrado

“Nossa história está escrita/dentro de cada célula/só não sabemos lê-la/ainda” (trecho do poema Anímico, de Bruna Lombardi, leonina do dia 01 de agosto)

Mercúrio Retrógrado
Mercúrio Retrógrado

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, a nossa estrela. E ele, normalmente, fica aparentemente retrógrado três vezes por ano. Em alguns casos, quatro vezes.


O movimento retrógrado é, na verdade, uma ilusão de ótica, do ponto de vista da astronomia. O que acontece é que, por conta da diferença de velocidade e de trajetória entre os planetas, um observador, estando na Terra, tem a impressão de que em algumas épocas um planeta parece recuar e, depois, avançar. Por isso dizemos que o movimento retrógrado de um planeta é aparente.


Do ponto de vista da Astrologia, as épocas de retrogradação aparente de um planeta podem sinalizar períodos excelentes para a pessoa refletir sobre as decisões e ações que foram executadas por ela anteriormente. Cada planeta, do ponto de vista astrológico, evidencia uma determinada gama de situações e ações dentro da vida da pessoa e, no período retrógrado, seria aconselhável à pessoa analisar melhor como lidar com tais energias. Pode ser um período mais introspectivo, pode ser um período de maior conscientização dos resultados obtidos a partir dos movimentos feitos até ali e/ou pode ser um período de maior percepção daquilo que ainda pode ser feito para aperfeiçoar certos projetos, por exemplo.


No dia 05 de agosto de 2024, aos 4 graus de Virgem, Mercúrio ficará retrógrado e só voltará a ficar direto no dia 29 de agosto de 2024, aos 21 graus e 20 e poucos minutos de Leão.


Mercúrio rege a comunicação, as formas de comunicação, as viagens curtas ou rápidas, os meios de transporte, as vias de transporte, assim como pode reger papéis, documentos, cartórios, comércio, assinaturas, divulgação de notícias, boatos, mentiras, ensino, vizinhos, irmãos, só para dar alguns exemplos.


Quando ele está retrógrado, é sempre bom termos mais cuidado ao lidarmos com os assuntos relacionados acima. É importante frisar que, ao longo do período do movimento retrógrado de Mercúrio, aquilo que normalmente já causa problemas para a pessoa durante sua rotina diária, pode ser mais frequente e mais desastroso, mas não significa que algo “acontecerá”, apenas significa que “pode acontecer”.


Um exemplo bem simples e muito comum: se já é ruim assinar algum documento sem ler e sem saber o inteiro teor dele, durante esta fase de Mercúrio Retrógrado, tal atitude pode se tornar uma dor de cabeça ainda maior.


Outro exemplo: entrar com uma ação na justiça neste período pode ser complicado, porque ela pode demorar demais para ser resolvida ou pode voltar-se contra a pessoa que entrou com a ação ou pode haver desvio ou arquivamento acidental, ou as perdas podem ser maiores que os ganhos.


Se alguém deseja lançar promoções ou divulgar um projeto, seria preferível fazer fora deste período de retrogradação de Mercúrio.


Pode ser mais frequente a ocorrência de problemas, conflitos, discussões e destemperos envolvendo vizinhos, irmãos, professores, além de ser difícil resolver tais problemas.


Talvez ocorra uma maior quantidade de problemas de trânsito. Pode haver cancelamento de voos ou de viagens acima do normal. Greves podem ocorrer com mais frequência, afetando o deslocamento das pessoas ou afetando os negócios. Atrasos ou erros na entrega de encomendas, ou de correspondência, além de desvio de bagagens nos aeroportos, podem ser mais frequentes.


A comunicação entre as pessoas pode ser igualmente mais afetada neste período, podendo ocorrer erros de interpretação e distorção daquilo que alguém expressa, além de ocorrer maior divulgação de boatos. Pane envolvendo aplicativos de internet pode ser igualmente mais frequente. Vazamentos de informações, envios incorretos de informações (alguém envia uma mensagem para uma pessoa, mas a mensagem acaba indo para outra pessoa) podem ser mais comuns durante este período. Pode ser muito mais comum o arrependimento daquilo que é comprado durante este período (o que é anunciado é diferente do que é entregue, o produto pode apresentar defeito, o produto não é entregue, golpes, cobrança de valores incorretos e por aí vai).


Pode ser mais fácil construir e divulgar uma falsa imagem de alguém, seja para denegrir e levantar suspeitas sobre o caráter da pessoa, seja para alavancar a imagem e blindar alguém de qualquer suspeita. Pode ser mais fácil divulgar falsas informações e questionar a veracidade das ações de um político, de um governante e/ou de um país, o que pode, de acordo com as situações, promover atos e sanções contra aqueles que estiverem sob suspeita. Problemas diplomáticos podem ser mais comuns nesta fase.


Diagnósticos, exames, cirurgias e tratamentos feitos durante este período podem resultar em: aparecimento de falsos negativos ou falsos positivos, problemas durante ou após as cirurgias e tratamentos ineficazes.


Enfim, estes são apenas alguns exemplos do que, na medida do possível, deveríamos evitar que ocorressem durante a fase de Mercúrio Retrógrado. Nem sempre podemos evitar e nem sempre podemos adiar algo, porque a vida é um processo dinâmico, porém se nos conscientizamos das dificuldades que podem ocorrer durante esta fase, podemos nos munir de um pouco mais de paciência e encontrarmos meios que garantam, no presente, futuros resultados melhores, planejando mais, gastando mais tempo com detalhes que antes não costumávamos levar em conta, elaborando melhor, levantando investigações mais acuradas de tudo o que aconteceu, conversando mais sobre um tema, prestando mais atenção a certos sinais que se repetem diante de nós.


O importante é que, em lugar de temer o movimento retrógrado de Mercúrio ou de qualquer outro planeta, deveríamos agir com maior consciência ao longo de nossos dias. Será que prestamos atenção ao sinal de vazamento de água e será que o consertamos logo? Será que percebemos que um computador ou celular está dando pequenos problemas que estão cada vez mais sendo frequentes e será que temos tomado as devidas providências? Será que temos prestado atenção aos sintomas do corpo que tem nos incomodado e temos feito os exames no momento adequado? Será que estamos adiando uma solução que já poderíamos ter colocado em prática? Será que estamos retardando uma conversa que já deveríamos ter tido com alguém antes da piora dos conflitos? Será que temos prestado maior atenção às nossas ações e do quanto e como elas afetam a vida das pessoas?


Então, meu caro viajante das estrelas, quando algo não acontece do jeito esperado durante a fase de retrogradação de Mercúrio, não culpe o planeta, mas entenda que ele está apenas evidenciando uma energia que não foi devidamente observada e conduzida por você em algum momento anterior.


Inté!


 

Não tenha medo de Mercúrio Retrógrado


Marco Menezes é carioca formado em Farmácia pela UFRJ e atuou na área de Homeopatia por mais de 10 anos. E há mais de 20 anos faz atendimentos com Astrologia, Tarot, Baralho Cigano, Numerologia e Reiki, dentre outras atividades ditas esotéricas.


Os atendimentos podem ser presenciais ou on-line.


Contato: WhatsApp (21) 98849-1965

Comments


bottom of page