top of page
Foto do escritorJornal Correio Diário

Explosão de Caminhão Tanque

Alto potencial de LETALIDADE.


Os caminhões tanques possuem diversos dispositivos de segurança além dos rígidos procedimentos de segurança, obrigatórios a serem seguidos pelos motoristas de caminhões de transporte de carga perigosa.


São necessárias muitas falhas para ocorrer uma explosão com o colapso do tanque.


O acidente envolve a formação de uma atmosfera explosiva no interior do tanque e a presença de uma fonte de ignição, que pode ser até eletricidade estática. Porém não deveria ter acontecido se os requisitos de segurança tivessem sido cumpridos.


Muita energia, alto potencial de letalidade, principalmente quando ocorre dentro de um bairro.


PORQUE CAMINHÃO TANQUE PODE EXPLODIR?


• Dependendo das condições de temperatura e pressão de cada dia, tanto nas operações de carregamento, transporte e descarga de combustível, parte do combustível pode evaporar formando uma atmosfera explosiva (mistura estequiométrica na proporção ideal para explodir). Se os protocolos de segurança não forem cumpridos tais como aterramento elétrico, conexão correta de mangotes, uso de balde de coleta de respingos, isolamento da área, entre outros cuidados, isso pode facilitar tanto a evaporação como a formação de uma centelha ignorando a mistura de vapores com o oxigênio do ar. O resultado pode ser um incêndio ou dependendo da proporção de vapores, pode gerar uma explosão.


• Mesmo após a descarga do combustível no posto, o caminhão ainda mantém em seu interior resíduo remanescente de combustível. O calor natural e a própria movimentação do veículo podem facilitar a evaporação e a formação de atmosfera explosiva dentro do tanque. Porém, se os protocolos de segurança forem rigorosamente cumpridos, nenhuma centelha irá se formar no interior do tanque, logo não haverá incêndio nem explosão. Mas se houver falhas nos protocolos como por exemplo falta de aterramento elétrico ou peças metálicas soltas indevidamente dentro do tanque, uma centelha pode se formar iniciando o incêndio ou a explosão.


• Se a explosão ocorre dentro do tanque do caminhão isso pode ser até mais severo, pois a onda de choque que é criada dentro do tanque irá ecoar nas paredes internas do mesmo elevando a descarga de energia para as paredes do tanque e podendo provocar o colapso do mesmo, como aconteceu no acidente em Vila Isabel.


• Ao se romper, toda a energia da onda de choque que estava contida no tanque é subitamente liberada para o exterior empurrando o ar gerando uma onda de choque com maior potencial de danos, principalmente em vidros, telhados, equipamentos em geral e claro, danos às pessoas que podem ser letais.


• O transporte de cargas perigosas é regulamentado rigidamente no Brasil e especificamente sobre combustíveis a tecnologia é bastante madura e segura. Somente falhas no cumprimento dos protocolos de segurança podem explicar um acidente como o que ocorreu em Vila Isabel. Uma evidência disso são as centenas de milhares de operações de transporte de combustível em caminhões tanques todos os dias no Brasil e no mundo, e a pequena proporção de acidentes de alto potencial como o ocorrido.


 

Explosão de Caminhão Tanque

Gerardo Portella

Há mais de 40 anos nas áreas de Gerenciamento de Riscos, Fatores Humanos e Gestão Tecnológica.

bottom of page